ENTREVISTA - Susana Rodrigues



BLOG da PJ da Diocese de Jataí: Como começou sua história com a Pastoral da Juventude?

Susana Rodrigues: Minha historia de amor com a PJ começou a mais ou menos 11anos atrás, meus pais foram convidados pra ajudar no Carnaval Diferente e ai como conseqüência eu e minha irmã fomos juto com eles. Conheci e experimentei o sabor inesquecível da PJ, foi intenso, sabor esse que experimento todos os dias da minha vida. Foi lá que conheci pessoas que levarei pra sempre nas minhas lembranças, mais do que lembranças, essas estão eternizados no meu coração, amigos verdadeiros que me ajudaram a fazer a experiência do Cristo vivo em minha vida, pessoas que serei eternamente grata pelo que sou e pela minha formação, Pejoteiros que acreditaram em mim, e me ensinaram o que sabiam sobre PJ, e por isso que até hoje to caminhando, com certeza me ensinaram o caminho da esperança, esperança em dias melhores.


BLOG da PJ da Diocese de Jataí: Quais as maiores dificuldades encontradas na caminhada de Pejoteira?

Susana Rodrigues: Muitas são dificuldades, acho que a primeira delas e conseguir organizar a vida, pra que tudo tenha seu lugar, nenhum pejoteiro e só pejoteiro, alem dos compromissos pastorais, ainda temos estudos, família, trabalho, vida social, conciliar tudo isso da um pouco de trabalho, às vezes temos que renunciar algumas coisas pra  poder cumprir os compromissos da PJ, mas mais difícil e doloroso é ter que renunciar alguns compromissos da PJ por causa de qualquer outra atividade da vida, e a pior parte. Penso que muitas outras dificuldades surgem pelo caminho, mas nada na vida e fácil e entregue em bandejas de ouro, precisamos estar preparados pras dificuldades. Às vezes nós deparamos com falta de compromisso dos jovens, às vezes falta apoio dos padres, da comunidade, entristece quando ouvimos dizer que jovem não reza, falta de dinheiro pra realizar formações e muitas outras. Mas todas essas dificuldades são esquecidas quando vivemos momentos maravilhosos e profundos e podemos aprender com todos os jovens que conhecemos pelos caminhos da PJ


BLOG da PJ da Diocese de Jataí: O que faz valer a pena essa caminhada?

Susana Rodrigues: São tantas os motivos que faz valer a pena essa caminhada que provavelmente daria pra escrever um livro. Todas as bênçãos que tive em minha vida através da PJ. São tantos momentos de felicidade que já vive na minha caminhada. Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de fazer um caminho diferente. Poder experimentar o amor de Jesus por nós e ver esse amor no rosto de cada um/a que vamos encontrando pelo caminho, vale à pena porque as boas escolhas que fiz na vida agradeço a formação que tive na PJ.
Mas com certeza o que mais vale à pena são os amigos que fiz na Pastoral da Juventude, amizades verdadeiras que estão comigo sempre na caminhada, amigos pra comemorar as conquistas e pra chorar e tentar fazer melhor quando as coisas não dão certo. Nada no mundo se compara as boas amizades que fiz e as pessoas magníficas que conheci pelo caminho. Só isso já me basta, por isso vale à pena!


BLOG da PJ da Diocese de Jataí: Como representante da Diocese de Jataí no Regional Centro Oeste, como tem sido o trabalho?

Susana Rodrigues: Acho que tem sido desafiador, o desejo de ver tudo dando certo e muito grande, e quando não caminha da maneira que planejamos vem uma sensação de impotência, por isso acho desafiador. Não imaginava como seria às vezes fico quietinha refletindo pra ver se consigo processar melhor a dimensão de toda essa missão que me foi confiada. Se pensar muito me apavoro.
Mas amo isso tudo é maravilhoso quando encontramos os jovens da nossa diocese, do regional e a gente percebe que não está sozinho que tem muita gente caminhando junto assim fica tudo mais fácil.
As visitas aos grupos da diocese trazem muitas experiências e de fato e injeção de animo pra continuarmos a caminhada. Mas acredito que temos muito pra fazer, e com certeza ainda vamos deixar muito que ser organizado.


BLOG da PJ da Diocese de Jataí: Deixe uma mensagem para a Juventude.

Susana Rodrigues: Tem uma frase de Dom Helder Câmara que me marca muito “Caminhar é ir em busca de metas. Significa mover-se para ajudar muitos outros a moverem-se, no sentido de tudo fazer para criar um mundo mais justo e humano.”
E isso que desejo a todos os jovens que caminhem sempre em busca de suas metas que não desanimem nunca, que lutem pra que outros jovens possam conhecer e vivenciar o Amor de Jesus por nós, que nunca desanimem diante dos obstáculos, que tenham esperança sempre. Que possam ter a certeza que a sua luta será injeção de animo pra muitos outros jovens, que possam lutar pela vida, pelos seus direitos e sempre com a certeza que não são o futuro do mundo, mas sim presente e precisam mostra pra que vieram. Só assim faremos diferença por onde passarmos e que deixemos também a essência do amor que constrói um mundo mais justo.

BLOG da PJ da Diocese de Jataí: Obrigado, Susana, pela disposição em responder e pelo apoio que tem dado à Pastoral da Juventude.

2 comentários:

  1. Linda entrevista, parabéns ao blog pejoteiro por valorizar os seus... PJ aqui... PJ lá...

    ResponderExcluir
  2. Encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de um Ano Novo cheio de saúde e de grandes vitórias.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo